Visual Basic
Foi nos proposto pelo professor Daniel Soares, no teste de avaliação, que fizéssemos um algoritmo que determinasse o montante a pagar no final do mês, relativo ao consumo de eletricidade.
Colocado este problema, e antes de o passar para Visual Basic, iniciamos o pseudocódigo. Em primeiro lugar analisamos bem a situação e determinamos qual a sua finalidade. Assim, concluimos que o utilizador teria que dar o valor do preço de KwH e a quantidade de Kw consumidos durante o mês. Posto isto o programa teria de calcular o montante a pagar, isto é, multiplicar o preço de KwH pela quantidade consumida durante o mês.
Para tal, deve ser solicitado ao utilizador tanto o preço como a quantidade consumida, sendo que o programa irá apresentar o montante a pagar. Assim, são estas as três variáveis do nosso pseudocódigo.
Antes de efetuar o calculado é necessário verificar se o preço e a quantidade consumida são valores superiores a 0, ou seja, têm de ser valores positivos para que o programa calcule o montante a pagar do consumo de eletricidade. Caso um dos valores introduzidos seja negativos o programa irá apresentar uma mensagem dizendo que os valores introduzidos são inválidos, encerrando de seguida.
Pseudocódigo
O pseudocódigo inicia-se com o nome do mesmo seguido da declaração das variáveis, bem como a atribuição do seu tipo. Seguidamente é apresentado todo o processo pensado de forma a fazer um programa correto.
Visual Basic
De seguida colocamos um botão de modo a que, quando o utilizador clique nele, este efetue o cálculo pretendido e apresente o resultado.
O resultado será apresentado numa textbox colocada para esse efeito.
Posteriormente programamos o botão "Montante a pagar" para efetuar o cálculo, ou seja, multiplicar os valores introduzidos nas textbox anteriormente referidas. Ficando o algoritmo do botão da seguinte forma:
Para melhor completar o programa são adicionados mais dois botões para o utilizador puder limpar ou fechar o programa se assim o desejar.
Após inserir os botões há que programá-los, sendo que cada botão vai ter um algoritmo próprio de modo a executar a sua função corretamente. Para tal, elabora-se o algoritmo do botão limpar que vai ficar deste modo:
De seguida o sair
Por último após elaborar todos os algoritmos e inserir todos os objetos necessários o programa fica assim:
Em suma, damos como concluído o problema que tínhamos para resolver.